sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A Revolução dos livros digitais

A digitalização e a briga mercadológica acerca do futuro dos livros têm causado muitos impactos na maneira como era pensado, produzido e vendido pelo mundo afora. Por um lado a Amazon está buscando acabar com as suas concorrentes, colocando o valor do livro digital muito abaixo do valor do mercado. De um lado é bom para o consumidor, mas a Amazon tem mostrado que quer dominar a maneira e os hábitos do leitor, rastreando as atitudes e preferências de seus leitores.
Muito se fala sobre a revolução dos livros digitais, mas o mesmo era dito sobre o rádio e a televisão no seu início. A televisão, segundo estudiosos teria grandes debates, cultura e informação como nunca. De certa forma isso aconteceu, mas hoje é raro quando algum programa é realmente intelectual e desenvolvedor do ser humano. Muitos best-sellers são vendidos digitalmente e fora do Brasil "Cinquenta Tons de Cinza" deram impulso na venda de livros digitais na Europa. Por um lado pequenas editoras e escritores iniciantes podem lançar seus livros, investindo muito pouco. Algumas editoras já estão fazendo um pré-lançamento do livro e pedindo opiniões dos leitores para que assim possam saber se pode ou não ser vendido (compensa a investida).
Se o fim do livro está contado, não podemos saber, mas sabemos que, pelo ou menos no Brasil, com livro digital ou não os leitores estão desaparecendo na mesma proporção que aumentam as vendas de aplicativos de tecnologia para uma população alienada e escrava da mídia manipuladora.

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