sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval em São Luiz do Paraitinga

O Carnaval da cidade de São Luiz do Paraitinga é senão o único carnaval originariamente de marchinhas. Essa marchinhas são cem por cento originais. Sem influência da mídia da massa, por isso a cada ano tem chamado a atenção de muitos olhares pelo Brasil à fora, inclusive de estrangeiros.
Hoje na praça do "Coreto" começa já o Carnaval. Considerado um dos melhores dia para se viver a folia na opinião de muitos foliões aqui da região. Amanhã acontecerá a saída do bloco Juca Teles ao meio dia ( um dos blocos mais esperados dos dias de folia em São Luis do Paraitinga.
Para quem não conhece vale a pena visitar esse Carnaval. Dentro da cidade é proibido ligar sons de carros e músicas que não correspondam à cultura do carnaval de marchinhas da cidade. É uma festa de cultura e alegria na cidade que é localizada entre Taubaté e Ubatuba.
Percam-se na paixão, no amor e nas brincadeiras dessa cidade maravilhosa. Acreditem, existe ainda Carnaval de verdade, e esse Carnaval é em São Luiz do Paraitinga.
Obs: Para os que gostam somente de funk e axé esqueçam. Lá não toca esse estilo de música. Mas mesmo assim vá lá conhecer. Vai que você se apaixona pela folia de lá também. E daí.... Nunca mais você verá o Carnaval pelos olhos da mídia e das músicas apelativas.

http://www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br/

http://www.fabiop.com.br/index.php/2009/02/18/carnaval-em-sao-luiz-do-paraitinga-sp/

4 comentários:

  1. Esse mesmo público axézeiro e pagodeiro referido, somado pela busca desobstinada de lucros cada vez maiores por parte do comércio local foram os responsáveis pela descaracterização do carnaval de são Luiz do Paraitinga.Hoje em 2012 é apenas uma sombra da espontaneidade e cultura local de outrora, após anos de luta(anos 80) dos moradores locais para tirar a fama de carnaval violento e fútil, ele cai no outro lado da moeda que é a exclusão dos tipos mais simples e até simplórios que formaram o cerne da alegria e farra espontânea pela arma mais covarde e fascista que existe, o mercantilismo.Aquele clima único que existia de todos falando com todos,do mendigo rindo com a autoridade e coisas poéticas,belas e únicas que só se via antigamente lá, os turista endinheirados e belos compraram o direito de excluir.
    Próximo passo: abadás por blocos com preços exorbitantes e barri-catas de ferro na praça com ingresso cobrado para as bandas e grupos culturais diversos.
    Capitalismo ao invés de alegria e poesia? Pode parar o mundo que eu quero descer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, como muitas vezes curtimos o Carnaval juntos e conhecemos o que "é o Carnaval de São Luiz" agora entristecidamente não ver mais o bloco passar, mas sim ver uma massa embriagada de "vaidade" e cabeça vazia, sem os luizenses que antes, conversavam com a gente e contavam os causos do Carnaval. Agora os luizenses se assustam e muitas vezes torcem para que chegue a Quarta-feira de Cinzas.
      Abraçoss poeta.

      Excluir
  2. Parece que o carnaval já foi uma festa popular. Popular aqui significando do povo, pelo povo e para o povo. Atualmente é algo promovido por cervejarias, executado por artistas de trio elétrico e para turistas. Quando Rachel Sheherazade discursou na TV Tambaú, em março do ano passado, contra as barbaridades do carnaval, houve quem dissesse que "ela odeia o carnaval", mas o que ela odeia esse mercantilismo desenfreado e a organização de uma festa para ricos.
    Não conheço o carnaval de Sã Luizdo Paraitinga, mas o Danilo deve ter razão.
    Alex, você foi o vencedor do sortesco 178, mas eu não tenho seu email nem seu endereço. Dê-me um alô pelo email ydantol@yahoo.com.br ou pelo gtesco@gmail.com.
    _Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Caro Tesco. Com certeza o ponto de visto do Danilo é real. Eu costumava ficar junto com o Danilo lá curtindo e, vimos um Carnaval que terá seu fim. Pois o mercantilismo chegou lá e assim está ofuscando a maravilhosa cultura do povo Luizense. Imagine aí, aonde trios elétricos e cervejarias são mais conhecidas que os próprios musicos que outrora construiram o Carnaval. Abraçosss.

    ResponderExcluir