sábado, 22 de setembro de 2012

Escola e Naturalismo

Estou escrevendo um artigo sobre Formação Continuada para professores e antes de qualquer coisa, penso sobre alguns pontos. Como dar qualidade de ensino e propiciar ambiente de qualidade para os professores trabalharem? O primeiro passo é comprometer a família com a escola, cobrar e tomar as atitudes necessárias, quando excessivamente o aluno descumprir as normas da escola. O Naturalismo que entrou nas escolas dificilmente sairá dela. Rosseau e seus sucessores colocaram essa mentalidade de pureza infantil na mente dos adultos, que agora são mandados pelos filhos. Comecemos pela família e pelos professores as mudanças. E as crianças? Deem a autonomia que lhes cabe e o compromisso aos adultos, que devem cumprir com elas.

2 comentários:

  1. Esse post está muito conciso e não se percebe exatamente sua opiniao. as, basicamente, concordo com ela: É preciso cobrar dos pais uma atitude mais severa para a relação aluno/professor. Não cobrança em cima do professor, claro, em recente agressão de aluno a uma professora, a família do aluno já fala em processar a professora e a escola. São necessárias mais sisudez e mais consciência dos pais de alunos.
    Porém, até onde vai a interferência de pais na escola? Em 18 anos em que tive filhos no 1º e 2º graus, nunca participei de uma reunião de pais e mestres, meu trabalho não me permitia. Minha esposa participou de algumas delas, e até hoje não se o que se resolveu.
    Creio que cabe à escola tomar as decisões principais (ouvidos os pr4ofessores), e apenas em caso de discordância acentuada, os pais devam interferir.
    Em todo caso, há pano pra manga.
    _Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Tesco. A escola como também os pais devem ter suas posições bem definidas. Colaboremos de alguma forma com a educação e que a Escola cumpra sua função organizacional.

      Excluir